Últimas Notícias
Ajuda para raquetes
Como escolher uma raquete
Precisa de ajuda para escolher uma raquete de tênis?
Então use esta ferramenta especialmente preparada para auxiliá-lo nessa escolha, de acordo com algumas de suas características e estilo de jogo.
INICIANTE
Características de um jogador iniciante:
Forehand (golpe de direita): em desenvolvimento. Preparado para bolas que chegam com potência moderada.
Backhand (golpe de esquerda): problemas de empunhadura e preparação. Frequentemente escolhe golpear com a direita ao invés de esquerda.
Saque: consegue sacar, mas produz baixa velocidade de bola. Inconsistência no toss (ponto onde se joga a bola para sacar).
Devolução de Saque: consegue devolver saques que chegam com pouca potência e efeito.
Voleio (golpes próximo a rede): desconfortável na rede, especialmente no backhand. Frequentemente usa o lado do forehand da raquete para voleios de backhand.
Outros golpes: consegue dar lobs (encobrir o adversário) intencionalmente, mas com baixo controle de velocidade e pouco ou nenhum efeito. Dificuldade para dar um smash (movimento de cima para baixo, como uma cortada no volei).
Estilo de jogo: consegue manter uma troca de bolas de baixa intensidade, mas com pouca regularidade. Deficiências na cobertura da quadra. Geralmente se mantém na posição inicial no jogo de duplas.
INTERMEDIÁRIO
Características de um jogador intermediário:
Forehand: boa consistência. Golpeia com profundidade e controle nas bolas de velocidade moderada. Pode tentar golpes para finalizar o ponto quando está em dificuldades ou pressionado.
Backhand: tem direção consistente e profundidade nas bolas de velocidade moderada. Desenvolvendo spin.
Saque: tem bom controle e alguma potência no primeiro serviço e faz uso de spin moderado no segundo serviço.
Devolução de saque: tem consistência na devolução de saques. Pode devolver com profundidade no jogo de simples e variar devoluções no jogo de duplas.
Voleio: profundidade e controle nos voleios de forehand. Consegue direcioná-los de backhand, mas geralmente com pouca profundidade. Desenvolvendo voleios angulados e baixos tanto no forehand quanto no backhand.
Outros golpes: consegue golpear smashs fáceis e/ou próximos a rede. Avança para o voleio depois de golpes agressivos e é capaz de jogar consistentemente nas fraquezas do adversário. Tem bons lobs defensivos quando pressionado e lobs ofensivos para pressionar o adversário.
Estilo de jogo: boa consistência nos golpes de fundo de quadra com controle de direção e profundidade para bolas de velocidade moderada. Ainda não consegue manter um jogo com alta regularidade nos golpes, podendo perder pontos nas longas trocas de bolas por impaciência. Tem boas noções do trabalho de equipe no jogo de duplas.
AVANÇADO
Características de um jogador avançado:
Forehand: golpes fortes com controle, profundidade e spin. Faz uso do forehand para preparar jogadas ofensivas. Possui bom toque de bola e passadas consistentes.
Backhand: pode usar o backhand agressivamente com muito boa regularidade. Tem bom direcionamento e profundidade na maioria dos golpes, conseguindo usar bem o spin.
Saque: direcionado de maneira efetiva para atingir as fraquezas do adversário ou para preparar uma jogada ofensiva. Tem variedade de saques confiáveis com boa profundidade, spin e colocação. Usa muito spin no segundo serviço para forçar uma devolução defensiva do adversário.
Devolução de saque: pode efetuar devoluções agressivas com controle de direção, profundidade e spin.
Voleios: executa a maioria dos voleios com profundidade, velocidade e direção. Para os voleios mais difíceis consegue dar profundidade, dificultando o contra ataque. Em geral os executa para tentar finalizar os pontos.
Outros golpes: golpes de aproximação e passadas são executados com potência e alto grau de efetividade. Executa lobs ofensivos e smashs em qualquer posição da quadra.
Estilo de jogo: frequentemente tem golpes excepcionais e com ótima regularidade. Pode variar seu plano de jogo de acordo com o adversário e necessidade temporária, pois possui farto cardápio de golpes e experiência. Nas trocas de fundo, procura sempre bolas de grande profundidade, dificultando o ataque adversário.
Fonte: Tenis Pro Shop
Deixe um comentário